JCompanheiro JCompanheiro@fediverse.blog
Edição de Zines, Livretos, Adesivos, Imagens, Colagens Digitais e Produções Audiovisuais de conteúdo anarquista.
“Porque nenhuma fronteira do mundo pode barrar a Revolução Social”
Fediverso:
Social: @JCompanheiro@kolektiva.social
Latest articles
Manifesto de um Anarquista do Interior Paranaense - II
Porque nenhuma fronteira do mundo pode barrar a Revolução Social, o internacionalismo não fala apenas de fronteiras globais.
Manifesto de um Anarquista do Interior Paranaense
Janeiro de 2023
Aos Jovens - Piotr Kropotkin - (1881/1904)
Trechos do texto escrito por Piotr Kropotkin, "Aux Jeunes Gens", em fevereiro de 1881, em Genebra. E publicado em publicado no número 31 do jornal "Temps Nouveaux", em 1904. Segundo, Max Nettlau, o texto anarquista mais traduzido e divulgado. Em novembro de 2019, nós do "Jornal o Companheiro" traduzimos "Aux Jeunes Gens", adaptamos o texto "Aos Jovens" e transformamos em livreto, utilizando o compilado "Palavras de Um Revoltado", com vários textos traduzidos de Kropotkin editado pelas Intermezzo e Ícone, em 2005, como orientação.Neste conteúdo, audiovisual, destacamos alguns trechos do texto "Aos Jovens" que faz parte, portanto, de nossa formação, tanto individual quanto coletiva, nos mais diversos espaços.
Levamos um Mundo Novo em nossos Corações - Buenaventura Durruti
Em 20 de Novembro de 2022, completaram-se 86 anos da morte do anarquista Buenaventura Durruti durante a Revolução Espanhola (1936) a quem dedicamos essa homenagem a partir de trechos da entrevista dada por Durruti ao jornalista Van Passen, em 1936:
Nós Nos Defendemos - Petronilla Infantes (1927 - 1935)
Petronilla Infantes (1911 - 1991), cozinheira, anarquista e sindicalista boliviana, fundadora do Sindicato de Culinárias e Ramos Afins, predecessor da Federação Operária Feminina, emite algumas palavras no discurso "Nós nos Defendemos", em La Paz entre 1927 e 1935.
O ABC do Anarquista Revolucionário - Nestor Makhno (1932)
Algumas palavras de Nestor Ivánovitch Makhno em "O ABC do Anarquista Revolucionário", publicado entre janeiro e março de 1932 para o jornal "Probuzhdeniye":