Existe gente que está curiosa, e gente que não acredita que tivemos motivos pra isso. Pois bem, aqui estão os detalhes, para quem tiver a boa vontade de querer entender melhor a decisão.
As origens da política de federação de colorid.es
O Fediverso me interessou pelas possibilidade de (1) poder ter uma rede social tematizada que (2) não estivesse limitada às pessoas que quiseram se juntar especificamente a ela e (3) que ainda assim fosse possível moderar para que pessoas em um site específico não tivessem que ficar vulneráveis ao ódio alheio. Há também dois bônus envolvidos nisso: pessoas em servidores alheios não precisam saber que estão bloqueadas (o que diminui a possibilidade de conflito e perseguição, porque ninguém está perdendo sua conta em outro servidor por conta de ações locais), e há a possibilidade de silenciar ao invés de suspender, fazendo com que a maioria possa evitar uma conta/instância sem que pessoas que queiram seguir a conta/contas na instância em questão sejam afetadas.
Antes de fazer parte da administração da instância, passei a maior parte do meu tempo no Fediverso em Kitty Town. Kitty Town é uma instância geral com a proposta de ser um espaço extremamente bem moderado. Isso significa que praticamente toda vez que chegava na administração a notícia de alguém sendo intolerante contra grupos marginalizados, crenças, subculturas, ideologias de esquerda ou bloqueios de instâncias, a instância toda era suspensa, com algumas exceções.
Como boa parte do fediverso anglófono é bem moderado, não tive muitos problemas. Uma vez ou outra alguma conta que eu gostava era forçadamente removida de quem eu estava seguindo, mas acho que isso não chegou a acontecer com ninguém que eu considerava uma amizade ou um motivo grande para eu estar no Fediverso. Mesmo assim, eventualmente eu resolvi mudar de instância, mais por outros motivos do que pela moderação.
Uma política que ficou relativamente comum um tempo depois de eu mudar minha conta principal para colorid.es era a de bloquear servidores grandes demais, como mastodon.social e mstdn.io. Eu entendo o motivo - incentivar a descentralização do Fediverso para quem quiser uma experiência mais completa, incentivar pessoas a procurarem servidores menores para não sobrecarregar a moderação de servidores maiores - mas acho meio complicado deixar esses servidores grandes só federando com instâncias que não bloqueiam ninguém. Isso ainda era um problema maior no Fediverso lusófono, já que na época só havia praticamente Mastodonte, Masto.PT, colorid.es, Coletivos e Lazy8 (sendo estes últimos mais desconhecidos), e a única alternativa a cadastros 100% abertos era fechar os cadastros e só deixar pessoas entrarem com convites (algo comum durante ondas de gente entrando).
Enfim, eu nunca fui muito a favor de bloquear instâncias por serem grandes, ainda que eu seja a favor de bloquear instâncias por não terem moderação. De qualquer forma, como eu sei que há gente legal que chega nestes servidores grandes, eu tento ao menos sugerir silenciar ao invés de suspender, para que quem queira seguir gente nestes servidores não seja impedide de fazer isso. Assim, pessoas podem receber suas amizades que se registraram em mstdn.io ou mastodon.cloud, sem que a moderação tenha que lidar com o pessoal nazista que a moderação não se importa em deixar lá.
Como nossa política de federação funciona, na prática
Aplicamos cada infração das regras de colorid.es em contas de outras instâncias a uma destas categorias:
- Infrações "perdoáveis": Se a conta estivesse em colorid.es, pediríamos para que a pessoa parasse/colocasse aviso de conteúdo, talvez apagaríamos postagens, etc., mas já que a pessoa está seguindo as regras da própria instância e só está visível para quem segue e na linha do tempo global, consideramos que está tudo bem. Exemplos disso seriam postar spoilers leves de algo que foi lançado há alguns dias sem aviso e falar de alguma porcaria que alguém com cargo político fez fora de aviso de conteúdo.
- Infrações "consideráveis": Entendemos que pessoas em colorid.es possam querer seguir a conta, mas não vamos tolerar que ela apareça na linha do tempo global. Um exemplo disso seria pornografia sem aviso de conteúdo, e outro seria fazer chacota com grupos inofensivos mas não necessariamente marginalizados (como pessoas que usam seus nomes reais na internet ou que são góticas).
- Infrações "sérias": Este tipo de comportamento não deveria ser tolerado dentro de colorid.es mesmo com aviso de conteúdo, e se a conta fosse local, provavelmente seria punida com mais do que uma advertência. Exemplos disso seriam reclamar da existência de pessoas não-binárias, insistir com piadas capacitistas/racistas/misóginas/diadistas/etc. de propósito para "irritar pessoas politicamente corretas" e ameaçar alguém de morte.
Detalhes mais específicos sobre quais infrações são quais estão disponíveis para a equipe de colorid.es em um documento interno.
No caso de infrações consideráveis e sérias, podemos considerar enviar uma denúncia à instância da conta, quando suas ações quebram as regras de lá também. Mas, quando é a equipe da instância fazendo estas coisas (independentemente de suas supostas regras), ou quando usuáries fazem isso sem haver qualquer consequência, a instância inteira pode acabar sendo silenciada ou suspensa.
Uma lista de eventos que ocorreram em/ao redor de mstdn.social
Observação: Nenhuma das postagens de mstdn.social mencionadas tinha aviso de conteúdo.
- No dia 03/08, alguém postou instruções no Twitter de como "fazer conta no Tusky" (na realidade, como fazer conta em mstdn.social pelo Tusky), em resposta a rumores do Twitter passar a ter funções pagas.
- No mesmo dia, e nos dias seguintes, tal instância aumentou muito seu número de usuáries lusófones, a maioria fãs de música pop coreana. Outras instâncias também foram inundadas de contas e pedidos para contas, mas mstdn.social não requer aprovação para fazer contas e foi a instância indicada inicialmente, o que fez com que a maioria fosse pra lá, ao ponto de pessoas que iam parar em outras instâncias reclamarem que em sua instância não tinha gente suficiente.
- No dia 04/08, começaram a surgir postagens questionáveis. Umas falavam que "ali não haveria militância" (algo que é complicado, visto que estou em uma instância cheia de pessoas falando sobre opressão).
- Uma pessoa fez umas postagens de ódio contra pessoas trans e de algumas orientações, e foi banida, mas logo depois voltou com outra conta na mesma instância (que talvez tenha sido banida também, não sei ao certo).
- No dia 05/08, começaram a surgir postagens querendo "proteger o Tusky contra contas pessoais e famosinhas" (contas pessoais sendo basicamente qualquer conta que não fosse "conta de fã"). Algumas destas postagens eram violentas, dizendo que queriam socar, encher de porrada, jogar na fogueira ou fazer outras coisas com quem não fizesse parte do seu grupo.
- Também surgiram as ideias de "denunciar contas pessoais para que fossem banidas do Tusky" (o que provavelmente aconteceu) e de inventar o rumor de que "o Tusky/essa rede rouba dados e dá vírus", para que pessoas parassem de migrar pra lá e "prevenir que contas pessoais e famosinhas fossem para a nova rede".
- Foi neste ponto que chamei atenção pra isso no chat da moderação. Apontei que comentários violentos contra contas pessoais certamente quebram nossa regra de evitar brigas.
- Decidi enviar uma mensagem privada para Stux, que administra mstdn.social (ainda no fim da tarde do dia 05/08). Falei que haviam pessoas espalhando rumores falsos danosos contra o Fediverso e o aplicativo Tusky, além de pessoas sendo violentas contra contas pessoais, dizendo que vão fazer denúncias em massa ou falando do quanto pessoas com tais contas precisam ir embora ou serem sujeitas a violência.
- Stux respondeu logo em seguida, dizendo que poderíamos reportar tais contas traduzindo suas mensagens para inglês. Stux fez também uma postagem pública falando sobre sua decepção com a comunidade por conta de denúncias que provavelmente eram em português.
- Comecei a denunciar as contas causando os problemas citados. Logo em seguida, tais contas foram apagadas, e, quando isso acontecia, até as denúncias locais sobre tais contas sumiram, fazendo com que não houvessem nem registros do motivo dos banimentos.
- Algumas pessoas começaram a falar que ao menos uma das contas banidas foi banida injustamente. Como eram pessoas que não se importavam com (e possivelmente apoiavam) as ameaças/vontades de violência contra quem não fazia parte do grupo e os rumores negativos sobre o Tusky e o Fediverso, devem ter achado que não havia nada de errado em tais atitudes.
- A rapidez com a qual Stux voltou atrás fez com que eu parasse de denunciar, afinal não adianta nada tomar ações de moderação sendo que é só dizer "mas não fez/fiz nada :(" ou criar outra conta para que nada mais aconteça.
- Na noite do dia 05/08, acho que "mamar" (no sentido de sexo oral) virou algum tipo de meme, porque postagens falando sobre mamar alguém, querer mamar alguém ou pedir para que alguém mamasse passaram a ser comuns.
- Também houveram algumas pessoas fazendo correntes, como esta (a imagem é de 11 postagens na privacidade global feitas em um intervalo menor que 40 segundos, e haviam mais de onde isso veio).
- Cada conta fazendo spam ou falando de mamada foi silenciada individualmente, mas eram tantas que para cada conta silenciada parecia que haviam mais duas para silenciar. Também haviam comentários racistas, capacitistas ou queermísicos ocasionalmente. Isso tudo foi com base na linha do tempo global de colorid.es, ou seja, não foi nem questão de ir atrás de contas que ninguém seguia.
- Postagens em várias instâncias foram feitas sobre não conseguirem suportar as linhas do tempo globais (e ao menos uma pessoa de mstdn.social falou que passou a ignorar a local). Em colorid.es, uma pessoa passou mal por conta da quantidade de conteúdo sexual sem aviso na global (que geralmente é tranquila em colorid.es). Outra queria silenciar a instância, mas silêncios feitos por usuáries (ao contrário dos feitos por instâncias) fariam com que a pessoa fosse forçada a parar de acompanhar uma conta que gostava.
- Uma pessoa da onda de novates, mas que estava em colorid.es, resolveu fazer postagem pública sobre mamada sem aviso. Mandei aviso de moderação para a pessoa, mas é óbvio que ela tinha sido influenciada pelas postagens na global tratando isso como algo que não precisa de aviso.
- Na madrugada de 06/08, escrevi no chat da equipe que não aguentava mais silenciar as contas individualmente, e escrevi o modelo de uma postagem feita principalmente para avisar usuáries locais que tinham vindo nesta onda que não poderiam mais achar contas novas em mstdn.social na linha do tempo global. Decidimos em equipe dar ao menos 24 horas antes de silenciar.
- Nestas 24 horas, um monte de gente da mstdn.social achou a postagem e saiu compartilhando. Muita gente de lá estava confusa por não entender que colorid.es e mstdn.social são instâncias diferentes com moderação diferente. Uma série de pessoas lusófonas em instâncias com pouca moderação também decidiram opinar contra o silenciamento e espalhar que era só por conta da "cultura diferente".
Mas quais eram os problemas com a instância?
- Conteúdo sexual sem aviso é contra nossas regras;
- É um problema ter uma grande quantidade de gente que acha que "a rede é de kpoppers e otakus" e que possivelmente atacaria pessoas por terem "contas pessoais", especialmente quando muita gente se registra em colorid.es para não serem alvos de ódio e intolerância;
- Também é contra nossas regras fazer chacota de grupos que não fazem nenhum mal (como "contas pessoais");
- Rumores de roubo de dados/vírus são ruins e não deveriam ser espalhados;
- Flood intenso (pessoas copiando e colando a mesma mensagem de forma que é difícil ver outras postagens) deixa a linha do tempo global difícil ou impossível de usar;
- Quando há pessoas novas usando colorid.es, é possível que não saibam bem como o Fediverso funciona, e é um problema deixar essas pessoas imitarem conteúdo em uma das linhas do tempo disponíveis quando o conteúdo vai contra as regras da instância;
- Mesmo conteúdo contra as regras de mstdn.social não pode ser denunciado efetivamente, já que cada postagem precisa ser traduzida e que é possível que o banimento seja revertido/outra conta seja criada sem a pessoa nem entender o motivo de ter sido banida.
É possível que daqui a alguns meses, tenha menos gente usando a plataforma, e mais gente respeitando as regras da própria instância e usando avisos de conteúdo ou privacidades menores para conteúdo sensível. Talvez até gente na equipe de moderação que saiba português e se preocupe em não deixar postagens assim federarem! Assim, vai dar pra parar de silenciar a instância, porque isso não vai significar ter que ficar de olho na global constantemente.
Tipo assim, a maioria das pessoas que chegaram pareciam ser queer/LGBTQIAPN+, pró-neolinguagem (tanto como linguagem pessoal quanto como linguagem neutra), contra discriminações em geral e dispostas a aprender coisas fora de suas visões de mundo. É um público que talvez pudesse se dar bem com o público de colorid.es. Mas a quantidade de pessoas que chegaram foi tão grande que também haviam os problemas citados em uma quantidade grande demais para controlar sem no mínimo vários dias de moderação constante.
Foi a primeira vez que houve algo assim?
Foi a primeira vez que as circunstâncias aconteceram exatamente desta forma, mas instâncias como todon.nl/todon.eu, mastodon.org.uk, nulled.red, radical.town (atualmente com silêncio retirado), niu.moe e quey.org foram silenciadas por conta da ausência de ações da moderação contra racismo, teorias da conspiração e chacota gratuita, entre outras coisas. Isso levando em consideração que o problema também era maior do que só silenciar ou suspender uma ou outra conta.
Se alguém está em mstdn.social e quer interagir com colorid.es, o que a pessoa faz?
A instância está silenciada, não suspensa, então interação entre instâncias ainda é possível.
Contas de mstdn.social que são seguidas/acompanhadas por contas de colorid.es poderão interagir com tais contas de colorid.es normalmente.
Contas de mstdn.social podem seguir/acompanhar contas de colorid.es, o que acontece é apenas que a conta de colorid.es vai ter que aceitar (mesmo que a conta seja aberta).
No Fediverso, é comum a prática de contas alternativas. Tem muita gente que não consigo seguir da minha conta em Monsterpit, por exemplo (já que atualmente a instância usa o sistema de lista de permissão ao invés de bloqueio, o que significa que qualquer instância não aprovada é automaticamente suspensa). Daí eu posso usar minha conta em colorid.es ou Queer Party pra isso. Também existe a prática de migrar de conta quando alguém não está satisfeite com a experiência em sua instância.
Alguém que quer muito interagir tanto com colorid.es quanto com mstdn.social pode escolher uma instância como Plush City, weirder.earth, mastodon.technology, Tabletop Social ou qualquer outra instância bem moderada que não bloqueie instâncias grandes ou teve a mesma experiência que tivemos com o pessoal recém-chegado. Aliás, sempre mantemos uma lista de instâncias recomendadas abertas aqui, mas eu não tenho como garantir que nenhuma destas instâncias impôs restrição em mstdn.social.
Comments
No comments yet. Be the first to react!