Hoje tivemos uma aula com pedagogia ativa sobre softwares livres.
Nós fizemos a atividade pelo discord.
No começo nós utilizamos o menti para poder ter uma participação a distância. A primeira pergunta foi quais cores você tem ao seu redor. Em seguida como você se sente hoje ?
Essa quebra de gelo permite testar a ferramenta, e também da uma visibilidade sobre o estado dos alunos, que estão em uma época bem exigente do curso. Isso serviu como ponte para falar sobre a etiqueta.
Ainda mais que estamos em um espaço digital onde a comunicação não verbal é prejudicada.
Os alunos trouxeram o ponto da comunicação não violenta, de se escutar, e do não julgamento.
Após isso nós refizemos uma enquete sobre se eles já utilizaram softwares livres, e então pudemos explicar que na verdade todes já haviam usado sem saber, pois a lista de prensença era um software livre.
Fizemos então uma nuvem de palavras ligada com o que eles associam com software livre.
A questão da gratuidade foi a que mais se sobresaiu. O que foi uma boa transicão para a questão que seria trabalhada em grupos pequenos. Including results for se é gratuito você que é o produto Search only for se é gratis você que é o produto
Pedi para cada grupo reagir a frase "Se é de graça, você é o produto" que apareceu no documentário The Social Dilma.
Vários voltando dizer que já sabiam sobre a questão, e que ainda assim as pessoas não fazem nada. Outros puderam mostrar que já tem algum conhecimento sobre o assunto. Eles levantaram a questão dos anúncios e da privacidade. E que essa era uma forma de financiar o serviço. (aqui eu propus uma mudança de tema, ams eles podem ter levado isso como uma crítica, tomar cuidado com a postura) Eu dei então exemplos de softwares livres gratuitos e sem propaganda e perguntei: o que leva alguém a dar esse programa de graça ?1
Os alunos trouxeram várias questões, e eu terminei com a pergunta , se o software é livre, livre de que ? De qual liberdade estamos falando ?
Ao final pedi um retorno dos alunos,
que gostaram das dinâmicas em pequenos grupos, mas que gostariam de mais tempo coletivo
também gostariam de ter respostas as perguntas que tiveram como por exemplo como quem paga pelo linux.
aliás esse blog chega até você graças a um software livre e gratuito.
Comments
No comments yet. Be the first to react!